Se você nasceu por volta da década de 80, você é um gamer depois dos 40 anos e tenha orgulho disso. Você fez esta indústria se tornar tão relevante.
A indústria dos games surgiu na década de 70, em 1972 com o console Magnavox Odyssey e popularização do Pong, para ser mais exato.
Antes disso havia apenas experimentos em universidades como o jogo Tennis for Two(1958) e Spacewar(1962).
Sua ascensão veio na década de 80 com videogames como o Atari e deve ter sido nesta época que você teve contato com os videogames. Nesta época, dificilmente você imaginaria que você se tornaria um gamer depois dos 40 anos, eu tenho certeza disso.
Ao contrário do que parecia no seu surgimento, videogames não eram coisa de criança, com o tempo a coisa foi evoluindo fazendo com que pessoas de todas as idades se interessassem por eles.
Contudo muitas pessoas mantêm um certo preconceito com gamers mais velhos, achando este hábito ridículo e sem sentido, vendo este hobbie como coisa de criança e imaturo.
Obviamente elas estão erradas e não entendem do que estão falando, então se você é um gamer depois 40+ ou pretende ser, orgulhe-se disso. Você colherá muitos benefícios.
Ser Gamer depois dos 40 anos e Seus Benefícios

Os games podem trazer benefícios dos mais diversos e em várias áreas da sociedade, incluindo auxiliar no tratamento de pessoas com condições médicas e psicológicas diversas.
No entanto, este não é nosso foco neste post. Nosso foco é nos benefícios que todas as pessoas podem ter.
Os games estimulam a cognição, memória e raciocínio lógico. Habilidades muito bem vindas no ambiente de trabalho por exemplo.
Bem como reduzem o stress, ajuda a manter o cérebro ativo e jovem evitando o declínio cognitivo que pode levar a doenças diversas.
Outro benefício é a melhora de habilidades como foco, atenção e resolução de tarefas do dia a dia, além de melhorar a tomada de decisão.
Ser gamer depois dos 40 anos, ou qualquer outra idade, ajudará na socialização aumentando o seu ciclo de amizades além de melhorar a sua autoestima fazendo com que você seja mais social mesmo fora do ambiente online.
E por fim, games que exigem movimentos não diferem de qualquer outra atividade física que você possa ter. Podendo até mesmo serem usados como auxílio para fisioterapia.
Qual Plataforma Escolher?

Infelizmente ser gamer no Brasil, independentemente da idade, não é uma tarefa fácil e nem barata.
Mas como estamos tratando aqui de gamer depois dos 40 anos, vamos supor que os leitores são pessoas que já possuem um bom emprego e condições mínimas para adquirir a plataforma que desejarem. Mesmo que precise fazer umas economias antes.
Por outro lado, também não vamos considerar aqui os jogos mobile que podem ser jogados em qualquer smartphone, tablet e até mesmo em TVs. Já que este tipo de aparelho são comuns e não são focados em jogos.
Assim, sobram 4 opções:
- PlayStation
- Xbox
- Nintendo
- PC
PlayStation: A Sony e Seus Jogos com Narrativas Incríveis
O PlayStation, hoje na sua versão 5 (PS5) é o videogame da Sony que tem como grande força os jogos single player focados em narrativa.
Cada jogo é uma experiência incrível, quase como ir ao cinema e “jogar” o filme. Este foco single player atrai muitos os gamers 40+ pois tem um bom equilíbrio entre jogabilidade e história.
Xbox: A Microsoft Mostrando Sua Força
A linha de videogames da Microsoft está atualmente nas versões Xbox Series S e X, sendo o S mais simples e o X mais poderoso.
Possui também bons jogos single player, mas traz como carro chefe o Xbox Game Pass que é um serviço de assinatura, semelhante à Netflix, em que você paga um valor fixo por mês e tem uma grande biblioteca de jogos para jogar à vontade.
Nintendo: Sempre Nintendo
A Nintendo, infelizmente, é a mais cara de todas as concorrentes em quase todos os aspectos. Hoje ela possui no mercado o Nintendo Switch 2 que na relação custo benefício possui o hardware mais caro.
No entanto, o diferencial, principalmente para os gamers 40+, são as franquias que só existem no seu sistema.
Jogos como Mário e Donkey Kong são exclusivos dos consoles da Nintendo. Então se você quer jogar estes jogos, esta é a única opção. E prepare o bolso pois, games em geral são caros, mas os da Nintendo são mais.
PC: A Plataforma Mais Democrática
Por fim, nós temos o PC que é a plataforma mais acessível, onde você pode montar a máquina de acordo com as suas condições sendo possível, depois disso, fazer upgrade quando quiser e puder.
Além disso, os jogos também são bem mais em conta já no lançamento, em relação aos consoles, e entram em promoção poucos meses depois. Nos consoles isso pode levar anos.
Mas existem dois pontos negativos no PC, um deles é que além de um gamer 40+ você vai precisar entender um pouco de informática, o que pode ser um impeditivo para muitas pessoas.
O outro é que algumas peças individuais, como processadores e placas de vídeo, podem facilmente passar de alguns milhares de reais.
Qual plataforma escolher então?
Esta pergunta tem várias respostas. É necessário levar em conta algumas variáveis.
Consoles tem um preço alto, no geral, mas montar um PC para ter o mesmo rendimento de um console é necessário gastar mais no PC e este acabará ficando mais caro.
Porém é possível tirar esta diferença a longo prazo, devido aos jogos serem mais baratos no PC. Além disso, o PC pode sofrer upgrades regulares, durante anos.
Neste ponto, como os consoles são plataformas fechadas onde não é possível fazer upgrade, com exceção de um SSD no máximo. Acabam possuindo sempre o mesmo hardware o que favorece a otimização dos games.
Mas a manutenção dos consoles é muito especializada e não é possível de se fazer em casa. Diferentemente do PC, onde muita coisa, com um pouco de conhecimento da pra fazer em casa mesmo.
E se tem manutenção especializada, o preço dela é maior já que existem menos profissionais no mercado nesta área do que no mercado de PCs.
Uma boa sugestão, é se você tem alguém com quem queira jogar, compre a mesma plataforma, assim ficará mais fácil.
Muitos jogos atualmente são multiplataforma, ou seja, é possível uma pessoa estar num Xbox e outra no PS5 e ambas estarem jogando juntas. Mas como isso não é uma regra, estar na mesma plataforma é mais seguro.
Opções de Jogos Para Gamers 40+

Existem uma infinidade de jogos dos mais variados gêneros em todas as plataformas. Sendo assim fica impossível listar todos, mas vamos dar algumas sugestões de alguns gêneros.
- Puzzle – Quebra-cabeça
- The Talos Principle 1 e 2
- Tetris Effect: Connected
- The Witness
- Lumines Remastered
- Unpacking
- RPG – Narrativa
- Dragon Age: Inquisition
- Planescape: Torment
- Disco Elysium
- Baldur´s Gate 3
- Divinity: Original Sin 2
- Estratégia – Gestão de Recursos
- Xcom 2
- Stellaris
- Cities: Skyline 2
- Civilization VI
- Age Of Empires IV
- Simulação – Para Relaxar
- Microsoft Flight Simulation
- Stardew Valley
- Animal Crossing
- The Sims 4
- PowerWash Simulator
- Aventura – Ação Focada na História
- The Legend osf Zelda: Breath Of The Wild
- Journey
- Life Is Strange
- Uncharted 4: A Thief’s End
- Firewatch
Nesta lista temos uma boa variedade de jogos de alguns gêneros. Algumas opções podem atrair mais o público feminino.
Outra opção são as franquias Red Dead Redemption, God Of War, Tomb Raider, Forza, Gran Turismo, The Last Of Us entre várias outras.
Se você é fã de um tiroteio frenético, você deve conhecer o Call Of Duty e também o Battlefield que está para ser lançada a versão 6. Mas enquanto ela não chega, a 4 tem uma ótima avaliação mesmo depois de tantos anos.
O Vício em Games é um Problema Real?
Sim, o vício em games é um problema real, mas não apenas para gamers com mais de 40 anos, e sim para qualquer idade.
É considerado um distúrbio e tem até classificação e CID definidos pela OMS, porém é necessário ter calma, não vamos nos precipitar. Não é como uma droga, usou, viciou.
Este distúrbio se caracteriza quando o hábito de jogar começa a interferir diretamente na vida da pessoa.
Ou seja, a pessoa passa a priorizar o jogo em vez do trabalho, da família, estudos ou atividades sociais, por exemplo.
No entanto, nota-se que este é um comportamento encontrado em qualquer vício, seja qual for a origem. Então é necessário ter responsabilidade com a jogatina assim como se deve ter com qualquer outro hobbie.
Desde que a sua vida não seja impactada negativamente pelos jogos, conforme falamos anteriormente, você colherá os frutos dos estímulos que os jogos darão ao seu cérebro.
Então aproveite, se você já é um gamer 40+ ou quer entrar para este mundo, não se preocupe com as opiniões das pessoas.
Games são apenas mais um tipo de hobbie como ir ao estádio ver o time do coração, ir ao cinema, ir para o bar com os amigos, assistir séries entre tantos outros.
Escolha a sua plataforma, seu tipo de jogo preferido e boa jogatina.